Pesquisar

A Revolução de Outubro na Rússia

A Revolução de Outubro, na Rússia - também conhecida por Revolução Bolchevique ou Vermelha - corresponde à segunda fase da revolução iniciada em princípio de 1917. Os bolcheviques, liderados por Vladimir Lenine, derrubaram o governo provisório surgido após a renúncia do czar impondo uma profunda mudança na governação política no país e no regime de propriedade.

Após um grande período de instabilidade económica e social, agravada pela desastrosa participação das forças russas na I Guerra Mundial, o czar Alexandre I foi obrigado a abdicar do poder em março de 1917.

A Rússia passou a ser governada pelo príncipe Georgy Lvov, um latifundiário que defendia, entre outros princípios, a continuidade do país na guerra e a propriedade privada, ideias que correspondiam às aspirações da nobreza e da burguesia. Num país muito pobre e pouco desenvolvido, estas ideias eram o oposto do que pretendia uma parte substancial da população.

A tensão cresceu até perto do final de 1917, quando se deu a revolução que colocou no poder Lenine e os bolcheviques, que aproveitaram a  insatisfação crescente de camponeses e operários para tomar o poder. Duas das suas primeiras decisões foram o fim da participação na guerra e a entrega das terras e fábricas privadas aos ao povo.

Pelo Calendário Juliano, utilizado pela Rússia em 1917, este movimento teve lugar a 25 de outubro. No Calendário Gregoriano, utilizado no ocidente, essa data coincide com o dia 7 de novembro.

Seguiu-se uma guerra civil que opôs os comunistas às restantes forças – russos vermelhos contra brancos – que terminaria com a vitória dos seguidores de Lenine  e o assassinato da família real dos Romanov pelos bolcheviques em 1918.

Ficha Técnica

  • Título: Os Dias da História - A Revolução de Outubro
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Paulo Sousa Pinto
  • Produção: Antena 2
  • Ano: 2017
  • Imagem: Kustodiev: "O Bolchevique" (Licença creative commons)

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.