Pesquisar

Alinhamento dos telejornais

Um telejornal é pensado e organizado muito antes de ser emitido por uma equipa que inclui, geralmente, produtores, jornalistas e apresentadores. As notícias são apresentadas de acordo com a importância dos temas e ordenadas num alinhamento.

A escolha mais difícil na preparação do alinhamento é a da notícia de abertura. Mas, se no início do dia um acontecimento pode parecer o mais relevante, o seu desenvolvimento nas horas seguintes pode remetê-lo para uma posição diferente na hierarquia das notícias. Na verdade, o alinhamento está em permanente construção até ao fim do telejornal.

Este é também o resultado de escolhas como o tipo de temas, que ao longo do tempo têm sido mais ou menos dramáticos ou cada vez mais focados na realidade nacional, ou a duração que o telejornal deve ter.

Se noutras partes do mundo os telejornais têm trinta minutos, por cá entende-se que uma hora de telejornal é mais adequada para incluir temas mais específicos como a economia e o desporto e permitir espaço para entrevistas de contexto.

 

 

Ficha Técnica

  • Título: Nativos Digitais - alinhamento dos telejornais
  • Tipo: Extrato de programa
  • Produção: Farol de Ideias
  • Ano: 2010

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.