Pesquisar

Aljustrel no tempo da romana Vipasca

Durante o período romano, Vipasca (atual Aljustrel) foi um dos principais centros mineiros da Península Ibérica. Entre os diversos achados arqueológicos que ali ocorreram destacam-se duas placas de bronze com fragmentos de legislação mineira daquela época histórica.

Os romanos deixaram milhares de toneladas de escórias em Aljustrel, um legado que testemunha a importância daquela zona mineira na atividade económica do período, quando dali foram extraídos cobre e prata em grandes quantidades.

Foram escavados vários poços, alguns com mais de uma centena de metros profundidade, e no seu interior os arqueólogos encontraram ferramentas utilizadas na mineração e objetos pessoais. Duas placas, de épocas diferentes, com trechos das leis romanas que regulavam da extracção de minério foram das mais importantes descobertas feitas naquela zona.

É também certo que a mineração em Aljustrel acontecia antes da chegada dos romanos, mas seria com eles que esta atividade atingiu o seu auge, tendo sido fundada a povoação de Vipasca.

Ficha Técnica

  • Título: Escrito na Pedra - O ouro dos tolos
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Autoria: Maria Júlia Fernandes
  • Produção: RTP
  • Ano: 2015

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.