Pesquisar

Batalha de Gettysburg, nos EUA

Ficou conhecida como “batalha de Gettysburg” o confronto que teve lugar nos arredores da cidade com o mesmo nome, na Pensilvânia, e que opôs dois exércitos no contexto da guerra civil americana, entre a União e a Confederação, ou seja, o Norte e o Sul dos Estados Unidos da América. A batalha durou 3 dias, entre 1 e 3 de junho de 1863, e foi uma das mais importantes do conflito.

A ofensiva partiu do exército confederado, liderado pelo general Robert Lee, que avançava para norte e que pretendia desferir um golpe decisivo nas forças da União para, a partir daí, ameaçar a própria capital, Washington. Em posição defensiva estava o exército nortista, chefiado pelo general George Meade.

O confronto envolveu mais de 170 mil soldados e foi o mais sangrento de toda a história dos EUA, com um saldo total de cerca de 50 mil baixas, entre mortos, feridos e prisioneiros. As forças confederadas do general Lee foram derrotadas e a sua ofensiva fracassou.

 

  • Como se explica esse desfecho?

O general Lee gozava de um enorme prestígio nos meios militares, tinha fama de invencível no campo de batalha e o moral das suas tropas era elevado, mas o tempo corria a seu desfavor, porque a União possuía mais recursos e uma capacidade militar e industrial superior.

Portanto, a sua estratégia era a de aproveitar as recentes vitórias militares para avançar rapidamente, infligir uma derrota decisiva ao inimigo e forçar o presidente Lincoln a pedir a paz. Contudo, o exército da União resistiu aos sucessivos assaltos, ao longo dos 3 dias do confronto, conseguindo conter o avanço do exército sulista.

Na tarde do dia 3, Lee ordenou uma carga de infantaria, de mais de 12 mil homens, num esforço final destinado a quebrar as linhas defensivas. Este ataque ficou conhecido como a “Carga de Pickett”, devido ao nome do general que a comandou. Os atacantes foram dizimados pela artilharia inimiga e repelidos, após luta corpo a corpo, tendo sofrido baixas superiores a 50%.

O ímpeto da campanha sulista estava definitivamente quebrado e, no dia seguinte, o general Lee iniciou a retirada para sul.

 

  • Que importância teve no rumo da guerra?

A Batalha de Gettysburg é geralmente considerada como o ponto de viragem do rumo da guerra civil americana. A Confederação, que tinha obtido diversas vitórias militares sob a liderança do general Lee, passou à defensiva.

A derrota de Gettysburg enfraqueceu consideravelmente o seu exército e coincidiu com um outro revés, sofrido no cenário de guerra mais a oeste. Na mesma altura em que decorria a batalha, a União tomou a cidade de Vicksburg, no Mississípi, que se rendeu no dia imediato, ou seja, a 4 de julho.

A Confederação estava agora dividida ao meio e mais vulnerável às ofensivas militares inimigas, que se sucederam nos meses imediatos. A guerra prosseguiu ainda durante quase dois anos, ao longo dos quais o Norte lançou diversas campanhas militares sob o comando do general Ulisses Grant. Só viria a terminar em 1865, após a reeleição do presidente Lincoln como líder da União e a rendição final do general Lee, a 9 de abril desse ano.

  • Temas: História
  • Ensino: 3º Ciclo, Ensino Secundário

Ficha Técnica

  • Título: Os Dias da História - Batalha de Gettysburg, nos EUA
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Paulo Sousa Pinto
  • Produção: Antena 2
  • Ano: 2017
  • A carga do general Pickett durante a batalha de Gettysburg: Thure de Thulstrup

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui