Pesquisar

Consumo de drogas: motivos e consequências

O consumo de drogas pode ter como motivo a busca do prazer ou simplesmente o alívio da dor mas, se alguém o faz pensando ser imune aos seus efeitos nocivos, desengane-se, pois neste "filme" não há super heróis.

Os motivos para consumir substâncias aditivas são diversos: pode acontecer em ambientes de festa, com substâncias estimulantes ou como consequência de situações de marginalidade, exclusão social ou dificuldades de vária ordem.

Invariavelmente, o preço a pagar é elevado, pois este tipo de consumo tem como consequências a dependência e doenças físicas e mentais de tratamento por vezes complexo e com o risco constante de recaídas.

Se uma única vez pode não provocar dependência imediata, a verdade é que fica sempre a tentação. O melhor mesmo é não experimentar algo que não acrescenta valor à vida. Veja neste excerto de entrevista os conselhos de João Goulão, do Serviço de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências.

Ficha Técnica

  • Título: Viva Saúde - Consumo de drogas
  • Tipo: Extrato de programa
  • Produção: Companhia de Ideias
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui