Pesquisar

Dormir bem para estudar melhor

É um facto: ninguém quer ficar para trás no sprint final dos exames. Os estudantes trabalham muito para passar de ano, entrar na faculdade, de preferência com boas notas. Os objetivos são ambiciosos, mas na estratégia para os alcançar, chumbam quase todos.

Quando se trata de fazer exames, a alternativa é estudar, estudar e estudar ainda mais se possível. Durante semanas, mergulha-se a fundo nos livros, mas o tempo parece sempre muito pouco para tamanha tarefa. A tentação é esticar os dias, roubando horas ao sono. Nada mais errado.

Dormir, para quem não sabe, é tão importante como comer. A falta de sono provoca graves alterações cognitivas, o desempenho mental é afetado, temos menos capacidade de concentração e menos memória. O cérebro aproveita o descanso para se regenerar.

Cientistas da Universidade norte-americana do Arizona concluíram, após um estudo, que durante o sono, o cérebro treina mentalmente as tarefas e os conhecimentos que aprendeu durante o dia. Como se fizesse uma revisão da matéria dada para a armazenar, intacta, no seu arquivo. É este o computador que deve funcionar na perfeição na época de exames. Ainda não estás convencido?

Em 2008, a neurologista Teresa Paiva analisou perto de mil alunos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. A conclusão não podia ser mais expressiva: os melhores alunos dormiam 8 horas por noite!

Resistir ao sono com cafés, bebidas energéticas, drogas ou medicamentos estimulantes é comum entre os alunos que passam noites em branco a estudar para tirar positiva, mas muitas vezes a única coisa que conseguem é ter uma “branca” no dia do exame.

Vê a reportagem que aqui mostramos e escolhe o exemplo que queres seguir. O especialista em doenças de sono, Anselmo Pinto, explica a importância de dormir bem.

  • Temas: Cidadania
  • Ensino: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Ensino Secundário

Ficha Técnica

  • Título: A importância do sono dos estudantes
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Raquel Gomes
  • Produção: RTP
  • Ano: 2010

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.