Pesquisar

Fortaleza de Mazagão em Marrocos

A Fortaleza de Mazagão, fundada em 1541, é considerada património da Humanidade pela UNESCO desde 2004. De todas as fortalezas que os portugueses edificaram em Marrocos esta é a que está em melhor estado de conservação.

A Fortaleza de Mazagão foi construída em dois meses por mil e quinhentos homens levados de Portugal. Trabalharam dia e noite para cumprir a decisão do Rei D. João III, forçado a defender os interesses da coroa da Guerra Santa iniciada pelos muçulmanos em 1541 contra as praças portuguesas em Marrocos.

Foi considerada o expoente máximo da arquitetura militar da época: três dos seus lados estavam defendidos pelo mar e não permitia ataques de surpresa. Por lá passavam as caravelas da Rota do Oriente, que asseguravam o comércio entre Portugal e os países a Oriente.

Hoje é um destino turístico, onde ainda se podem encontrar referências portuguesas nos artefactos, na língua e nos edifícios. A Jornalista Mafalda Gameiro conduz a visita a esta herança de Portugal em Marrocos.

Ficha Técnica

  • Título: As Maravilhas de Portugal no Mundo . Fortaleza de Mazagão, Marrocos
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Mafalda Gameiro
  • Produção: RTP
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui