Pesquisar

O Modernismo

O Modernismo é um conceito que define, de um modo geral, as diversas correntes artísticas de vanguarda que surgem na primeira metade do século XX.

Cubismo, dadaísmo, expressionismo, futurismo ou surrealismo são algumas das principais correntes que se inserem no movimento modernista  que influenciou a literatura, a arquitetura ou a pintura mundial nos finais do século XIX e princípios do século XX.

Durante aquele período histórico as mudanças tecnológicas criaram uma nova realidade social, a primeira Guerra Mundial colocou o homem perante a possibilidade da sua destruição, na Rússia surgiu o comunismo. Tudo isto é tema de reflexão para os artistas que procuram novas formas de se expressar.

Em Portugal, o Modernismo e as diversas subcorrentes, surge também no princípio do século XX, com a revista Orpheu. Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Mário de Sá Carneiro, Alves Redol, Miguel Torga, Amadeu Sousa-Cardoso ou Santa-Rita Pintor são alguns dos artistas portugueses que integram esta corrente.

Ficha Técnica

  • Título: Câmara Clara - Modernismo
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Inês Fonseca Santos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2008

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.