Pesquisar

Oficina dos Penteados, um projeto de inclusão

Faltar às aulas, abandonar a escola, parece ser a sina de crianças e jovens que vivem em bairros pobres. Na Amadora era assim até aparecer o Projeto Geração e um estabelecimento de ensino aberto a novas experiências. O resultado tem sucesso.

A diferença entre desistir e lutar por um futuro pode estar num projeto que motive os jovens  a voltar à escola. É o caso da Miguel Torga, que decidiu combater a taxa de insucesso escolar com um salão de cabeleireiro. Em dois anos de formação técnica e artística, aprende-se a fazer magia com o cabelo e a ter uma profissão com equivalência à escolaridade mínima obrigatória.

A Oficina de Penteados faz parte do Projeto Geração que começou a ser desenvolvido em 2005, no Bairro do Casal da Boba, um bairro marcado pela pobreza onde os jovens facilmente ficam sem rumo. A iniciativa do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), da Câmara Municipal da Amadora e da Fundação Calouste Gulbenkian, pretende combater o abandono escolar com inclusão social.

Nesta reportagem conhecemos as histórias do Daniel, da Yasmy e da Neusa, jovens que aprenderam a não desistir.

 

 

 

Ficha Técnica

  • Título: Projeto Geração
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Pedro Benevides
  • Produção: RTP
  • Ano: 2010

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.