Pesquisar

"Portugal nas Trincheiras" na presidência da República

Foram mais de 200 peças, relacionadas com a presença portuguesa na I Guerra Mundial, que estiveram em exposição na Presidência da República durante as comemorações do centenário da revolução de 5 de outubro de 1910.

Lembrar os cerca de 100 mil soldados portugueses que estiveram nos diversos campos de batalha da I Guerra Mundial foi o objetivo de uma exposição organizada em 2010 pela Presidência da República.

Nesta mostra encontravam-se armas, documentos, fotografias e equipamentos diversos utilizados pelos militares portugueses nas diversas frentes tanto na Europa como nas ex-colónias.

Destaque também para algumas histórias individuais como a de José Pais dos Santos que durante o conflito se apaixonou por uma francesa, tendo ficado em França onde casou e teve filhos.

A reportagem conta com declarações de Elsa Alípio, responsável pela organização da exposição “Portugal nas trincheiras”.

Ficha Técnica

  • Título: Exposição "Portugal nas Trincheiras"
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Diana Palma Duarte
  • Produção: RTP
  • Ano: 2010

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.