Pesquisar

Prémio espacial para alunos dos Açores

Quatro jovens portugueses, alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, nos Açores, conquistaram o 1º lugar numa competição da Agência Espacial Europeia, realizada na Holanda.

A equipa açoriana Air Sat One, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, conquistou o primeiro prémio da Competição Europeia CanSat 2013, dedicado ao lançamento de satélites e organizada pela Agência Espacial Europeia (ESA).

O concurso consistia no lançamento, até mil metros de altitude, de um satélite que tinha de caber dentro de um lata de refrigerante e tinham de cumprir duas missões.

A primeira era comum a todas as equipas e obrigava à recolha de dados relativos à altitude, temperatura e pressão atmosférica e na sua transmissão para uma estação terrestre.

A segunda missão era definida pelos participantes. A proposta portuguesa passou por fazer com que o seu minissatélite voltasse a terra em segurança após a recolha dos dados utilizando um conjunto de asas, tipo planador.

Nesta reportagem pode ouvir declarações de Mariana Sousa, Joana Batista, Francisca Coelho e Rute Silva da equipa Air Sat One Eletrónica.

Ficha Técnica

  • Título: Prémio escolar da indústria espacial
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: António Pacheco
  • Produção: RTP
  • Ano: 2013

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui