Provedores, uma ponte entre consumidores e profissionais

O provedor do leitor, ouvinte ou telespectador é o mediador entre os consumidores e os orgãos de comunicação. Trata-se de uma forma de autorregulação que tem por objetivo acolher reclamações, sugestões e dúvidas dos utilizadores, examiná-las, debatê-las com os profissionais e formular criticas ou recomendações.

Nem todos os Órgãos de Comunicação Social (OCS) têm provedores, mas é reconhecida a sua importância para fazer a ligação entre os que consomem e os que produzem conteúdos.

Trata-se de uma função que pode ser ingrata tanto pela necessidade de analisar queixas e críticas de consumidores de informação e programas publicados ou emitidos, como também porque o contacto com os profissionais que produzem aqueles produtos pode ser desgastante.

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Nativos Digitais - Provedor de Órgão de Comunicação Social
  • Tipologia: Programa
  • Produção: RTP/ Farol de Ideias
  • Ano: 2012