Pesquisar

Quando os bolcheviques chegaram ao poder na Rússia

Nos cem anos da revolução russa, a RTP faz uma viagem para tentar compreender os acontecimentos de 1917. Entre mitos e propaganda, destacam-se as imagens que correram o mundo.

Muita da iconografia da revolução russa de Outubro de 1917 foi criada ou dramatizada posteriormente pelo regime comunista. Testemunhos da época revelam que os acontecimentos foram bastante menos espectaculares do que transpareceu posteriormente em livros ou filmes, e mesmo os protagonistas mudaram conforme diferentes fações conquistavam o poder.

A adaptação de momentos históricos às conveniências posteriores seria uma das marcas do regime que nas décadas seguintes governaria não só a Rússia como também outros países que em 1922 se constituíram como União Soviética.

Nesta reportagem pode ouvir as declarações de conferência de imprensa de Mikail Piotrovky, diretor do Museu Hermitage; Nelly Mashendjinova, jornalista que entrevistou testemunhas da revolução de Outubro; Leonid Razvozjaev, da Frente de Esquerda e Serguei Udaltsov, líder da Frente de Esquerda.

Ficha Técnica

  • Título: Cem anos da Revolução Russa. As imagens que correram mundo
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Evgueni Mouravitch
  • Produção: RTP
  • Ano: 2017

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.