Pesquisar

Ramalho Eanes, o primeiro presidente eleito em democracia

O general Eanes foi eleito nas presidenciais de 1976, depois de ter dirigido as operações militares de 25 de Novembro de 1975. Oficial de carreira, estava em Angola quando se deu o 25 de Abril. Foi diretor de programas e presidente da RTP.

Militar de carreira, António Ramalho Eanes serviu em missões realizadas, antes do 25 de Abril, em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Índia e Macau. Após a revolução é nomeado diretor de programas e presidente do Conselho de Administração da RTP, cargo que desempenha até março de 1975. 

É nesse ano que Eanes é encarregado de uma missão delicada, mas que cumpre com grande pragmatismo e sucesso: dirige as operações militares que evitam o golpe de 25 de Novembro, tentado pela ala da esquerda radical do MFA, terminando assim um longo período de tensão social.

Candidato à Presidência da República em 1976, o general Ramalho Eanes, alcançou quase 62 por cento dos votos, numa eleição em que concorreram também Otelo Saraiva de Carvalho, Pinheiro de Azevedo e Octávio Pato.

“Dicionário de Abril” é uma série de pequenos programas dedicados ao 25 de Abril de 1974 e ao período de instauração do regime democrático em Portugal, produzidos a partir de imagens de arquivo.

 

Ficha Técnica

  • Título: Dicionário de Abril - Letra R
  • Tipo: Programa
  • Autoria: António Reis/ Maria Inácia Rezola/ Paula Borges
  • Produção: Braveant/ RTP
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui