Pesquisar

Sagres no mapa da Grande Guerra

A marinha portuguesa está a localizar e identificar quatro navios afundados ao largo de Sagres durante a I Guerra Mundial. O responsável pelos afundamentos foi o submarino alemão U-35 comandado por Lothar von Arnauld de la Perière.

Os ataques ocorreram todos no dia 24 de Abril de 1917 e os quatro navios afundados foram os Torvore, o Wilhelm Krag,  Nordsen e o veleiro Bienaimé Prof.Luigi. Dentro de três anos os navios referidos passam a ser considerados património, razão para esta operação da marinha.

Curiosamente existem imagens destes afundamentos, pois a bordo do submarino seguia um operador de câmara que reunia material para realizar um filme de propaganda sobre a arma submarina.

Lothar von Arnauld de la Perière era um veterano dos U-boats e é, ainda hoje, o comandante de submarinos mais bem-sucedido de sempre. Em Outubro de 1918 seria também responsável – à frente de outro submersível – pelo afundamento do navio da marinha de guerra português “Augusto de Castilho”.

Ficha Técnica

  • Título: Roteiro subaquático em Sagres
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Ana Sofia Rodrigues
  • Produção: RTP
  • Ano: 2014

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.