Pesquisar

Um robô na Lua para sonhar com Marte

A Agência Espacial Europeia (ESA) quer colocar na lua um robô com o objetivo de recolher dados que permitam a instalação de uma colónia humana no planeta. Pretende-se explorar o astro, mas também preparar uma futura colonização de Marte.

O robô terá cerca de uma tonelada de peso e vai conter equipamento para realizar experiências com vista à instalação de uma base na lua. O local escolhido para a aterragem da sonda será o Pólo Sul, local onde foi descoberta água e onde existe uma exposição constante ao sol, o que permitirá gerar energia.

Não é a primeira vez que este tipo de sondas são enviadas à lua. A NASA, a agência espacial americana, já o fez pelo menos duas vezes. Os europeus pretendem, no entanto, utilizar esta base como ponto de partida para outras explorações planetárias, realizando no local as experiências e testes que assegurem a sobrevivência e antecipem as dificuldades que possam surgir na instalação de uma base em Marte, o passo seguinte no programa da ESA.

Ficha Técnica

  • Título: Rôbo na Lua
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Fernanda Fernandes
  • Produção: RTP
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui