Pesquisar

Caminho marítimo para a Índia: Porquê Vasco da Gama?

Não é clara a razão da escolha de Vasco da Gama para comandar a esquadra que tinha como missão descobrir o caminho marítimo para a India. As suas ligações à Ordem de Santiago podem ser uma explicação.

A ligação familiar à Ordem Militar de Santiago será, segundo os especialistas, uma das razões que levaram à nomeação de Vasco da Gama para almirante dos navios que partiram de Lisboa com o objetivo de descobrir o caminho marítimo para India.

Com presença em Portugal desde o tempo de D. Afonso Henriques, tratava-se de uma importante Ordem Militar com fortes ligações ao mar e muita influência junto da coroa.

Tanto o avô como o pai de Vasco da Gama ocuparam importantes cargos dentro da Ordem. Sines, cidade onde nasceu o futuro almirante, estava entregue à Ordem e o pai era o seu alcaide.

Após a extinção da Ordem Militar esta transformou-se numa Ordem Honorífica atribuída pelo Estado português, a Ordem de Santiago e Espada.

Ficha Técnica

  • Título: Vasco da Gama
  • Tipo: Extrato de Documentário
  • Autoria: João Barbosa / Alice Morais
  • Produção: RTP
  • Ano: 1999

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.