Pesquisar

Villa de Milreu, os romanos no Algarve

A villa de Milreu foi o lar de uma importante personalidade romana ligada certamente à gestão da antiga cidade de Ossónoba (Faro). Este complexo, hoje monumento nacional, centralizou uma importante atividade agrícola, mas os seus proprietários também deveriam estar ligados à atividade pesqueira.

O núcleo de edifícios desta “villa” encontra-se a 8 quilómetros de Faro e foi ocupado desde o século I até ao século XI. Uma das unidades mais importantes foi construída no século IV, tratado-se  de uma estrutura religiosa que serviu, mais tarde, como local de culto a cristãos e islâmicos.

Durante as escavações foram encontrados diversos achados arqueológicos, mosaicos com temáticas marinhas, estuque pintado, esculturas e mármores.

A descoberta inicial ficou a dever-se a Estácio da Veiga que pós a descoberto as ruínas no final do século XIX. Desde 1910 que é considerado monumento nacional.

Ficha Técnica

  • Título: Escrito na pedra - A Escrava de Frontão e a Senhora Marina
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Autoria: Maria Júlia Fernandes
  • Produção: RTP
  • Ano: 2015

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.