Palma Carlos, o primeiro primeiro-ministro da democracia
Adelino da Palma Carlos (1905-1992) foi advogado, professor universitário e primeiro-ministro do primeiro Governo Provisório após a revolução de abril de 1974.
Ligado aos meios republicanos desde os anos 20, Adelino da Palma Carlos, defendeu em tribunal, ao longo da sua carreira de advogado, diversos militares e civis envolvidos em tentativas de golpe de estado contra a ditadura. Estas posições impediram-no de desempenhar alguns cargos públicos apesar de, em alguns casos, ter conseguido as melhores classificações nos concursos abertos para o preenchimento das vagas.
Quando o General Norton de Matos se candidatou à presidência da República, em 1949, foi seu mandatário perante o Supremo Tribunal de Justiça. Nos anos 50 dirigiu a Ordem dos Advogados portugueses e, em 1966, foi nomeado para a direção da Faculdade de Direito de Lisboa.
Em 16 de maio de 1974, a convite do Presidente da República, general António de Spínola, assumiu a chefia do primeiro Governo Provisório, que teve uma curta vida de 56 dias.
Ficha Técnica
- Título: Palma Carlos - Biografia
- Tipologia: Extrato de Programa
- Autoria: António Reis/ Maria Inácia Rezola/ Paula Borges
- Produção: Braveant/ RTP
- Ano: 2012