Salgado Zenha, construtor da nova ordem democrática
error on HTML5 media element
Este conteúdo está neste momento indisponível
Foi ministro da justiça dos primeiros quatro governos provisórios, tendo um papel de relevo na organização jurídica do período pós-revolução. Jurista, defensor de presos políticos, foi membro do PCP e fundador do PS, concorrendo à Presidência em 1986.
Desde os anos 40 que Salgado Zenha se tornara um opositor ao regime, como membro do Partido Comunista Português e como ativista na Associação Académica de Coimbra a que, aliás, viria a presidir. As suas intervenções políticas tornaram-no um alvo da PIDE, sendo preso várias vezes e é nessa circunstância que conhece Mário Soares. Foi um dos fundadores da Ação Socialista Portuguesa, em 1964, destacando-se – como advogado – pela defesa de presos políticos e de outros perseguidos pelo regime.
Após a revolução desempenhou o cargo de ministro da Justiça e, nesse papel, negociou a Concordata com a Santa Sé, abrindo caminho para a legalização do divórcio em Portugal.
“Dicionário de Abril” é uma série de pequenos programas dedicados ao 25 de Abril de 1974 e ao período de instauração do regime democrático em Portugal, produzidos a partir de imagens de arquivo.
Ficha Técnica
- Título: Dicionário de Abril - Letra Z
- Tipologia: Programa
- Autoria: António Reis/ Maria Inácia Rezola/ Paula Borges
- Produção: Braveant/ RTP
- Ano: 2012