As primeiras informações na rádio sobre o 25 de Abril de 1974

A RTP foi ocupada pelas forças militares leais ao golpe às zero horas do dia 25 de Abril de 1974, e o mesmo aconteceu aos principais orgãos de comunicação portugueses - rádios e jornais - ao longo da noite. O Rádio Clube Português (RCP) foi dos primeiros a dar informações sobre o que estava a acontecer.

Naquela noite, o jornalista Luís Filipe Costa abraçou de imediato as forças revolucionárias e foi, durante muitas horas, a voz do Movimento das Forças Armadas (MFA) no Rádio Clube Português (RCP). Nesta gravação de áudio do RCP,  lê um comunicado do MFA sobre a ocupação dos estúdios da RTP em Lisboa e no Porto.

O comunicado diz o seguinte:

“O Movimento das Forças Armadas têm ocupados os estúdios da R. T. P. em Lisboa e no Porto, embora no centro emissor de Monsanto se registe uma interferência provocada por forças da reacção, que, a todo o momento serão dominadas. Logo de seguida, a Radiotelevisão Portuguesa entrará ao serviço do Movimento das Forças Armadas e do Pais, noticiando os seus comunicados”.

Nas horas seguintes, a emissão da televisão seria retomada com boletins informativos sobre o curso da revolução. Já na madrugada do dia 26, seria também a RTP a transmitir a comunicação ao país da Junta de Salvação Nacional.

Cadernos de Abril
Veja Também

Cadernos de Abril

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Primeiro comunicado do MFA no Rádio Clube Português
  • Tipologia: Comunicado
  • Autoria: Luis Filipe Costa
  • Produção: Rádio Clube Português
  • Ano: 1974