Provedores, uma ponte entre consumidores e profissionais

O provedor do leitor, ouvinte ou telespectador é o mediador entre os consumidores e os orgãos de comunicação. Trata-se de uma forma de autorregulação que tem por objetivo acolher reclamações, sugestões e dúvidas dos utilizadores, examiná-las, debatê-las com os profissionais e formular criticas ou recomendações.

Nem todos os Órgãos de Comunicação Social (OCS) têm provedores, mas é reconhecida a sua importância para fazer a ligação entre os que consomem e os que produzem conteúdos.

Trata-se de uma função que pode ser ingrata tanto pela necessidade de analisar queixas e críticas de consumidores de informação e programas publicados ou emitidos, como também porque o contacto com os profissionais que produzem aqueles produtos pode ser desgastante.

 

Cavalo marinho, um peixe que não tem escamas
Veja Também

Cavalo marinho, um peixe que não tem escamas

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Nativos Digitais - Provedor de Órgão de Comunicação Social
  • Tipologia: Programa
  • Produção: RTP/ Farol de Ideias
  • Ano: 2012