A história do açúcar
O açúcar é hoje relativamente comum em nossas casas e está presente em vários produtos de consumo diário. A sua história começou na Papua Nova Guiné e estendeu-se a todo o mundo ao longo de milhares de anos.
A cana-de-açúcar terá sido domesticada na Papua Nova Guiné entre 9 e 8 mil anos antes de Cristo, estendendo-se a sua produção à Polinésia, à China, à Pérsia e a diversos locais no mediterrâneo.
O açúcar foi, ao longo de quase toda a sua história, um produto raro, normalmente um sinal de riqueza e de ostentação quando surgia à mesa. Era ainda utilizado em pequenas quantidades para adoçar as drogas produzidas nas boticas, as farmácias da época.
Em Portugal a primeira referência que se conhece ao açúcar data de 1339 e, a partir do século seguinte, a Madeira tornou-se um dos grandes centros de produção europeus.
Atualmente o açúcar é conhecido especialmente por ser uma gulodice responsável por várias doenças, entre as quais a diabetes, que atinge entre 8 e 10 por cento da população mundial. Está também a ser utilizado para a produção de combustíveis.
Ficha Técnica
- Título: A Madeira e a Viagem do Açúcar - Da Polinésia à Madeira
- Tipologia: Extrato de Programa
- Autoria: Francisco Faria Paulino
- Produção: RTP/ Edicarte
- Ano: 2017