O que era a Inquisição?
A Inquisição era um tribunal religioso, chamado também de Santo Ofício. E fazia exatamente para quê? Como deves imaginar, temos mais para te contar neste episódio da "Pulga atrás da Orelha".
Foi criado pelo Papa Gregório IX, no século XIII para combater aqueles que não seguiam a fé católica ou, que de alguma forma, pecavam ou tinham uma posição diferente da Igreja. Quem questionasse o poder e a autoridade da Igreja Católica sofreria as consequências… de uma forma violenta e cruel.
A Inquisição chegou a Portugal com o rei D. João III, em 1536. Tinha a proteção do rei e foi um poderoso instrumento para combater outras religiões. Combatia todos aqueles que não respeitassem as ideias da religião católica e que manchassem a imagem pura e intocável da Igreja e do próprio reino.
Os suspeitos dos crimes contra a Igreja Católica tinham de responder a um interrogatório feito pelos membros da igreja, que conduziam a investigação. Muitas vezes a confissão era arrancada através de vários tipos de tortura. A sentença era aplicada de uma forma pública, numa praça, e toda a gente podia assistir, como se fosse um espetáculo. Chamava-se o auto de fé.
Os condenados podiam ir parar à prisão, perder os seus bens, sofrer novas torturas ou até serem condenados à pena de morte nas fogueiras da Inquisição.
Foi durante a governação do Marquês de Pombal, no reinado de D. José, que a Inquisição perdeu a sua força. O Santo Ofício transformou-se num tribunal ao serviço do estado e da coroa. Já sem a importância que tinha, acabou por ser extinto em 1821. Durou 285 anos!
Ficha Técnica
- Título: Pulga atrás da Orelha - Episódio 38
- Tipologia: Programa Infantil
- Autoria: Catarina Pereira Dias / Pedro Cavaleiro
- Produção: Sardinha em Lata
- Ano: 2022