Como era a vida a bordo das naus dos Descobrimentos?

A vida a bordo das naus que partiam para os Descobrimentos era bastante difícil. Sabes que perigos enfrentava a tripulação? Como deves imaginar, temos mais para ter contar neste episódio da "Pulga atrás da Orelha".

Portugal, no século XV e XVI, tinha cerca de um milhão de habitantes e um território que não parava de crescer. Poucas pessoas queriam embarcar nas viagens, pois tinham muito medo dos perigos que iam enfrentar pelos mares nunca navegados. Muitas pessoas morriam. Ou porque as embarcações afundavam ou porque ficavam doentes.

Ora, com o passar do tempo, as naus tornaram-se cada vez maiores, para que se pudesse trazer o máximo de riquezas das terras exploradas e, como tal, também a tripulação tinha de ser maior. Entre o capitão, religiosos, soldados, marinheiros e bombardeiros eram cerca de duzentas pessoas. Imagina!!!

duARTe: és mesmo tu nos Biombos Namban?
Veja Também

duARTe: és mesmo tu nos Biombos Namban?

Claro que tinham de trazer a bordo um médico, um barbeiro, carpinteiros e outros para que tudo corresse bem. Como não havia muita gente interessada em embarcar, levavam aqueles que podiam obrigar a ir: os criminosos começaram a cumprir penas ao serviço dos Descobrimentos.

As naus permitiam levar bastante comida que era distribuída cuidadosamente entre todos os tripulantes. Por causa das longas viagens, levavam produtos que não se estragavam com facilidade como arroz, carne seca, peixe seco, azeite, grão ou mel. E alguns animais vivos, como galinhas, ovelhas e porcos. Havia também uma grande carga de produtos que se destinavam às trocas comerciais.

Quando a viagem já ia adiantada começavam os problemas. As baratas e os ratos infestavam o porão, onde se encontrava a carga e a comida. Não só a comida começava a ficar imprópria para consumir, como se tornava uma forma de propagação de doenças. Se juntarmos a isto o facto de os homens não poderem usar a água para tomarem banho é melhor nem pensarmos no cheiro que pairava dentro das naus!

A doença mais comum e que matava mais homens era o escorbuto, causada pela falta de vitamina C no organismo.

Mas não pensem que tudo ficava bem ao chegarem ao destino. O objetivo destas viagens era trazer riquezas. As naus vinham carregadas de especiarias, sedas, pérolas, pedras preciosas e porcelanas ou animais exóticos.

Vinham com tanto peso que muitas vezes os tripulantes tinham de atirar parte da carga ao mar para a nau não afundar. Dizem que cerca de uma em cada três embarcações, acabava engolida pelo mar. Ser marinheiro no tempo dos Descobrimentos era um grande desafio! Ufa!

Quem eram os romanos e como chegaram a Portugal?
Veja Também

Quem eram os romanos e como chegaram a Portugal?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Pulga atrás da Orelha - Episódio 50
  • Tipologia: Programa Infantil
  • Autoria: Catarina Pereira Dias / Pedro Cavaleiro
  • Produção: Sardinha em Lata
  • Ano: 2022