Fala-se… Mirandês
Neste programa, em duas partes, dedicado ao Mirandês, podemos acompanhar a discussão, entre os próprios falantes e habitantes de Terras de Miranda, sobre o futuro a dar à língua, 25 anos antes de ser reconhecida como oficial em Portugal.
Entre os agricultores, falantes do, então, dialeto, havia quem fizesse uma defesa acérrima da continuidade “desta ilha linguística” que data dos séculos XIII e XIV, com origem no Reino de Leão. Havia, no entanto, quem considerasse não haver fundamentos para lhe dar seguimento, por ser de forte tradição oral e por considerar que o país devia ser uno na língua. Pode-se conhecer ainda, neste documentário, a opinião do Padre António Mourinho, natural de Sendim, que durante toda a vida se dedicou ao estudo e divulgação do Mirandês, bem como da cultura da região.
Quando este programa foi gravado, em 1975, acreditava-se que a escola afastava as crianças da sua língua nativa. Seria a mesma escola, uma década depois, a dar um impulso à sua continuação através das aulas que haveriam de ser lecionadas de forma contínua do pré-escolar ao secundário, a partir do ano letivo 2009/2010.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Fala-se... Mirandês (I e II) - Ver e Pensar
- Tipologia: Documentário
- Ano: 1975
- Realização: Cinequipa p/RTP