Permacultura: imitar a natureza
O homem do Neolítico teve a ideia de cultivar os seus cereais e revolucionou a forma como as sociedades humanas se desenvolveram. Hoje, tudo mudou, A agricultura que se faz esgota recursos e polui o planeta. Reaprender a mexer na terra é a nova revolução.
Seguir as regras da natureza é o princípio orientador da permacultura. A palavra, ainda desconhecida de muitos, está a ganhar raízes em todo o mundo. O sistema foi criado nos anos 70 do século passado por Bill Mollison e David Holmegren para travar a degradação e a desertificação dos solos na Austrália.
Permacultura significa literalmente cultura permanente, porém este conceito não muda só a forma como se trabalha a terra, com culturas estáveis e sem químicos; implica também uma nova filosofia de vida apostada em sociedades mais saudáveis, onde se recupera o espírito de interajuda que existia nas pequenas aldeias e a produção fica limitada à subsistência.
O modelo é praticado em comunidades alternativas e auto-sustentáveis, que articulam uma arquitetura natural, com energias renováveis e uma gestão justa e partilhada dos recursos naturais. O objetivo é reduzir a pegada ecológica, proteger o ambiente e a biodiversidade do planeta.