Portugal e Espanha nos Descobrimentos portugueses

Em 1494 Portugal e Espanha dividem o mundo em duas partes no tratado de Tordesilhas. António Ferronha analisa o impacto desse tratado, sublinhando que "portugueses e espanhóis inauguraram o discurso de divisão do mundo por duas grandes potências".

Os Descobrimentos portugueses resultaram de viagens de exploração por mar entre 1415 e 1543 . Esta ideia de expansão era movida pela procura de novas rotas do comercio no Mediterrâneo, e pela reconquista de terras perdidas para os árabes, durante as invasões da península Ibérica.

Em 1494 Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas que definia uma linha imaginária a 370 léguas de Cabo Verde. Esta linha tinha o propósito de resolver  os conflitos territoriais entre Portugal e Espanha, no que respeita às terras descobertas  no final do século xv. As que se encontravam a oeste deste meridiano ficavam para Espanha e a situadas a este pertenceriam a Portugal.

Portugal e os Portugueses é um programa de rádio, emitido pela RTP Internacional em 1998, da autoria do historiador António Ferronha.

Recordar os mortos da Grande Guerra
Veja Também

Recordar os mortos da Grande Guerra

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Portugal e Espanha nos Descobrimentos Marítimos
  • Tipologia: História
  • Autoria: António Ferronha
  • Produção: RDP Internacional
  • Ano: 1998