Portugal e Espanha nos Descobrimentos portugueses
Em 1494 Portugal e Espanha dividem o mundo em duas partes no tratado de Tordesilhas. António Ferronha analisa o impacto desse tratado, sublinhando que "portugueses e espanhóis inauguraram o discurso de divisão do mundo por duas grandes potências".
Os Descobrimentos portugueses resultaram de viagens de exploração por mar entre 1415 e 1543 . Esta ideia de expansão era movida pela procura de novas rotas do comercio no Mediterrâneo, e pela reconquista de terras perdidas para os árabes, durante as invasões da península Ibérica.
Em 1494 Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas que definia uma linha imaginária a 370 léguas de Cabo Verde. Esta linha tinha o propósito de resolver os conflitos territoriais entre Portugal e Espanha, no que respeita às terras descobertas no final do século xv. As que se encontravam a oeste deste meridiano ficavam para Espanha e a situadas a este pertenceriam a Portugal.
Portugal e os Portugueses é um programa de rádio, emitido pela RTP Internacional em 1998, da autoria do historiador António Ferronha.
Ficha Técnica
- Título: Portugal e Espanha nos Descobrimentos Marítimos
- Tipologia: História
- Autoria: António Ferronha
- Produção: RDP Internacional
- Ano: 1998