1000 X Camilo
Camilo Castelo Branco: o Feminino
Cativou leitoras devotas com histórias de amor, tragédias, páginas que puxavam à lágrima. Apesar do mundo patriarcal repressivo, Camilo não dava lições de moral, explorava temas que ao público feminino interessava. O romance estava na moda, mas a leitura era privilégio recente de mulheres abastadas Terá também isso influenciado a prosa do escritor? Quase duzentos anos passados, ainda há espaço para heroínas românticas e sentimentos exagerados? Ouvimos as escritoras Rita Ferro e Maria Bárbara Pedrosa.
No bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, chega-nos o nosso maior escritor romântico mas também dos mais satíricos, realistas e inovadores da literatura portuguesa.
Começando na biografia, percorreremos o profissional, o romantismo, o Porto, o polemista, a sátira e a sua obsessão pela morte, entre tantos outros temas. E falaremos com nomes como Isabel Pires de Lima, Mário Cláudio, Manuel Sobrinho Simões, Júlio Machado Vaz, Rita Blanco ou Pedro Mexia, possibilitando uma paleta de cores que só Camilo permite.
Temas
Ficha Técnica
- Título: 1000 Vezes Camilo: O Feminismo/ episódio 10
- Tipologia: Programa Cultural - Entrevista
- Produção: Terra Líquida Filmes
- Ano: 2025