A água pode “engordar”?
Ensino:

"Engordar" seria o verbo mais fácil para explicar o que acontece à água quando passa do estado líquido ao estado sólido, mas não é o mais correcto. Com a solidificação, a água expande-se, torna-se menos densa. Ou seja, a mesma água ocupa um volume maior.

Esta é a oportunidade para se ver, com toda a segurança, a forma extraordinária como a expansão da água, quando passa do estado líquido para o estado sólido, tem consequências. Pensar que uma delas pode ser partir em pedaços um cano de aço parece mentira, mas não é, e aqui está a prova.

Usando azoto líquido, um material extremamente frio, consegue-se o rápido congelamento da água no seu estado líquido e, assim, assistir em pouco tempo ao que pode acontecer.

A explicação consiste na forma como as moléculas da água – dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio – se organizam no estado líquido e no estado sólido. A água é mais densa do que o gelo porque, no estado líquido, a forma como as moléculas se dispõem é diferente do modo como o fazem no estado sólido:  aqui, os espaços entre elas são maiores, perdendo densidade e ganhando volume. É este aumento de volume que não pode ser contido nem por um cano de aço, que se estilhaça quando o congelamento acontece.

 

 

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: ABCiência
  • Tipologia: Extrato de programa