A Astronomia
Ensino:

A astronomia é, talvez, a ciência mais antiga da Humanidade. A observação dos Astros tem servido, ao longo da história, para medir o tempo, marcar as estações do ano, permitir a navegação maritima, ou impulsionar a inovação técnológica.

O estudo do Universo e as áreas afins têm contribuído para compreender melhor o mundo e o seu lugar relativo num horizonte mais vasto. A própria sobrevivência da Humanidade tem benificiado do conhecimento sobre o impacto do Sistema Solar no nosso planeta.

O desenvolvimento científico e tecnológico associado à evolução da astronomia, tem também aplicações práticas para o dia-a-dia, como computadores pessoais, câmaras digitais e para Internet, satélites de comunicação, telemóveis, painéis solares e inúmeros instrumentos de precisão para a medicina, como a  ressonância magnética ou os micro “lasers”.

Mas a comparação do nosso pequeno planeta com o vasto Universo pode também contribuir para uma sociedade mais unida e fraternal, porque realça a pequenez dos homens e a sua  responsabilidade de uns com os outros e para com a sua casa: a Terra.

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 1 Minuto de Astronomia
  • Tipologia: Programa
  • Produção: Duvideo II Profissionais de Imagem, CRL
  • Ano: 2009