A coleção de brinquedos de Hélder Martins
Ensino:

Hélder Martins coleciona brinquedos há mais de quarenta anos e tem peças de todo o mundo, do século XVIII até à atualidade. Um dia, gostaria de ver as suas peças expostas num museu.

Desde os 16 anos que coleciona brinquedos. Primeiro reuniu os dele, depois os dos familiares e, por fim, interessou-se por todos os que conseguiu encontrar. Nas últimas décadas juntou cerca de dez mil  peças portuguesas e estrangeiras, algumas raras e de grande valor monetário.

Cinquenta anos de brincadeiras
Veja Também

Cinquenta anos de brincadeiras

Na sua coleção podemos encontrar triciclos, bonecas, jogos de tabuleiro, carrinhos e todo o tipo de brinquedos que se possa imaginar. São objetos que contam histórias de um tempo, como as bonecas construídas de forma artesanal em papel de jornal, que são únicas e difíceis de encontrar, porque a matéria prima utilizada é facilmente perecível.

Várias das suas peças já percorreram exposições, não só em Portugal, mas também no estrangeiro. O grande sonho de Hélder Martins é que a coleção seja musealizada, de modo a que continue a ser preservada e vista pela população em geral.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Brinquedos com história
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Mariana Morais
  • Produção: RTP
  • Ano: 2021