Deus Cérebro

A íntima relação entre o cérebro e a música

A música consegue ativar todas as zonas do cérebro. Tem, por isso, um poder único sobre o ser humano. A relação do homem com sons rítmicos é ancestral e estima-se que se torne cada vez mais presente. Não apenas ouvir, mas estudar música, pode trazer benefícios incomparáveis à saúde do corpo e das emoções, bem como ao desenvolvimento cognitivo e comportamental.

Se a linguagem é fundamental, a música assume um papel estruturante e transversal à sociedade humana. Não há registo de nenhuma cultura que nunca tenha usado ou criado música e há mesmo indícios que apontam para a possibilidade de ter surgido antes da própria linguagem.

A música está intimamente ligada à memória, o que a torna um excelente veículo para a transmissão de informação, bem como um interruptor para as emoções. Cérebro, corpo e sistema nervoso são estimulados a partir da repetição dos sons com ritmo e leva, socialmente, a a torna-la um agente de coesão social.

O que é a música?
Veja Também

O que é a música?

Visível na forma como ativa o próprio cérebro, a que se deve o poder da música? Que efeitos pode ter no cérebro de crianças que a estudam diariamente? Porque é que os grandes líderes deveriam ouvir música juntos antes de tomarem importantes decisões? Porque tem a música o poder da sedução?

Provados estão os seus benefícios no desenvolvimento cerebral e para um melhor desempenho cognitivo. Além de que os estudos musicais contribuem para a maturação pessoal e auxiliam na gestão comportamental.

A melodia dos números
Veja Também

A melodia dos números

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Deus Cérebro - Em Construção, episódio 2
  • Tipologia: Extrato de Documentário
  • Autoria: António José de Almeida
  • Produção: PANAVÍDEO P/RTP
  • Ano: 2020