A invasão da Polónia

A invasão da Polónia pelos exércitos alemães, no dia 1 de setembro de 1939, foi o acontecimento que desencadeou a II Guerra Mundial, um conflito que se iria prolongar por seis anos e no qual perderam a vida milhões de pessoas.

Quando os exércitos de Hitler entraram na Polónia, a Inglaterra e a França responderam de imediato com ultimatos, exigindo o recuo das tropas até às fronteiras pré-estabelecidas. Face à ausência de resposta, os aliados declararam guerra aos alemães dois dias depois.

O avanço alemão aconteceu recorrendo a material moderno como tanques e aviões que combateram, muitas vezes, forças mal preparadas para uma guerra tecnológica.

A 17 de setembro, forças russas também invadiram o país. Semanas antes, alemães e soviéticos tinham assinado uma tratado de não agressão que continha uma cláusula secretas segundo a qual os dois países dividiam a Polónia entre si.

Os combates cessaram a 6 de outubro. Posteriormente, milhares de polacos combateriam integrados nos exércitos aliados tanto no ocidente como no leste. Após o final da II Guerra Mundial, a Polónia ficou sob influência da União Soviética, integrada no que ficou conhecido como Bloco de Leste.

Fortaleza de Damão Grande, na Índia
Veja Também

Fortaleza de Damão Grande, na Índia

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Evocação da invasão da Polónia pelo exército alemão
  • Tipologia: Reportagem
  • Produção: RTP
  • Ano: 1989