A leveza do gelo

Nos sólidos, as moléculas estão mais próximas umas das outras, numa estrutura mais rígida. Nos líquidos, geralmente estão mais expandidas, há menor rigidez e menos densidade. Mas há excepções: o gelo, sólido, é mais leve do que a água liquída. Porquê?

Quando passa ao estado sólido ficando na forma de gelo a água dá origem a um cristal molecular: forma-se uma estrutura tridimensional muito aberta, em que cada molécula de água, interactua com três outras moléculas, através de legações intermoleculares específicas, que se chamam ligações por ponte de hidrogénio ou simplesmente ligações de hidrogénio.

Quando o gelo funde, algumas destas ligações são quebradas e as moléculas aproximam-se umas das outras, ocorrendo uma diminuição de volume. É por esta razão que o gelo é menos denso do que a água no estado líquido e por isso, o gelo flutua sobre a água, ao contrário do que geralmente acontece, em que o sólido é mais denso que o líquido.

Isto explica o facto de nas regiões polares s grandes blocos de gelo estarem à superfície e, por baixo deles, haver grandes quantidades de água, onde se desenvolve normalmente a vida animal e vegetal.

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Adivinhas da Ciência
  • Tipologia: Extrato de programa
  • Autoria: Jorge Dias de Deus, Pedro Brogueira, Teresa Peña
  • Produção: Ciência Viva - RTP
  • Ano: 2010