António Tabucchi, um italiano apaixonado por Portugal

Crítico e tradutor de Pessoa, o escritor italiano mergulhou na cultura portuguesa por influência do autor de «Tabacaria» e seus heterónimos. Vários dos seus livros tiveram inspiração em episódios ou em figuras da vida nacional.

António Tabbuchi foi um autor ligado a Portugal desde o fim da sua adolescência, quer por laços familiares – uma vez que casou com uma portuguesa – quer pela profunda admiração que nutria pela obra pessoana. Lecionou cadeiras relacionadas com a língua e literatura portuguesa, nas universidades de Bolonha e Siena, foi o principal divulgador de Fernando Pessoa junto do público italiano.

Como escritor, deixou mais de uma vintena de obras publicadas, entre as quais «Afirma Pereira», transposto para cinema, «A cabeça perdida de Damasceno Monteiro», “Noturno Indiano”, ou “Os últimos três dias de Fernando Pessoa”.

A morte de Fernando Pessoa
Veja Também

A morte de Fernando Pessoa

Sendo repetidamente citado como candidato ao Prémio Nobel da Literatura, recebeu outras distinções, como os prémios Campiello, Medicis e Associação Europeia de Jornalistas. Portugal foi cenário de várias dos seus romances e a paixão pelo país, levou-o a pedir a nacionalidade portuguesa, que lhe foi concedida em 2004.

Álvaro de Campos: “Tabacaria”
Veja Também

Álvaro de Campos: “Tabacaria”

“O Estrangeiro” em BD: revisitar o clássico de Camus
Veja Também

“O Estrangeiro” em BD: revisitar o clássico de Camus

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Morreu António Tabucchi
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Rui Lagartinho.
  • Produção: RTP
  • Ano: 2012