Linha da Frente

Aprender à distância de um clique

As aulas são obrigatórias, tal como os testes e os trabalhos de casa, e há faltas marcadas. Apesar de ser através de um computador, de um lado está o aluno e do outro o professor, como numa sala de aula convencional. É o ensino à distância, a nova forma da antiga telescola, para quem quer estudar mas não pode ir às aulas.

O conhecimento não tem fronteiras. A qualquer momento e em qualquer lugar, podemos estudar numa das melhores universidades ou aprender com os mais brilhantes pensadores do mundo. Basta ter um computador ou um telemóvel com internet.

A educação à distância é uma tendência para muitos, para outros é a única oportunidade de estudar. Atletas de alto rendimento, artistas de circo ou reclusos assistem a aulas todos os dias sem se deslocarem à escola.

Afinal, os dispositivos tecnológicos podem servir para muito mais do que jogar, estar nas redes sociais ou para ver vídeos de entretenimento. Aulas e tutoriais estão disponíveis em permanência e há alunos que defendem ser esta forma de aprender mais interessante do que a que implica manuais escolares, porque o vídeo (a imagem em movimento) consegue captar mais a atenção.

Em Portugal, a educação à distância começou há mais de 50 anos, com a telescola. Revisitamos, nesta reportagem, essa realidade que foi a única forma de muitas pessoas nas zonas mais interiores do país puderem estudar.

Telescola, aprender pela televisão
Veja Também

Telescola, aprender pela televisão

Espaço Schengen, pela Europa sem fronteiras
Veja Também

Espaço Schengen, pela Europa sem fronteiras

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Linha da Frente - Apender num Clique
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Marta Jorge / Paulo Jorge / Paulo Maio Gomes / Carlos Pinota /Paula Meira
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019