Batalha de Uruçu Mirim, no Brasil

“Uruçu Mirim” é o nome do local onde se refugiou o último contingente francês no Brasil, após uma série de derrotas militares sofridas devido à ação do governador Mem de Sá. A 20 de janeiro de 1567, os portugueses receberam reforços militares e decidiram tomar de assalto esta última posição francesa, localizada no atual Outeiro da Glória, no Rio de Janeiro.

Foi uma batalha sangrenta e que envolveu os aliados ameríndios de ambos os lados, uma confederação tupi do lado português e os tamoios do lado francês. Com a destruição deste forte, Portugal eliminou definitivamente a presença francesa no Brasil, que havia perdurado durante mais de uma década sob o nome de França Antártica.

 

  • O que foi a “França Antártica”?

Foi o nome dado pelos franceses ao seu projeto de criação de uma colónia brasileira, e que teve início em 1555, quando uma armada comandada por Nicolas de Villegagnon aportou à ilha de Serigipe, na baía de Guanabara, e aí fundou um primeiro núcleo de colonização, com cerca de 600 pessoas. Esta primeira colónia francesa desenvolveu-se nos anos seguintes, sobretudo por ação dos huguenotes (protestantes franceses), fugidos às perseguições que sofriam em França.

Para Portugal, o estabelecimento de uma colónia francesa na costa brasileira constituía um enorme risco, pelo que as autoridades de Lisboa, ou seja, a rainha D. Catarina, tomaram medidas para expulsar os franceses com a maior urgência. Foi neste sentido que foi fundada a cidade do Rio de Janeiro e as posições fortificadas dos franceses foram atacadas e destruídas, a partir de 1560. A batalha de Uruçu Mirim foi o último passo neste sentido.

 

  • Os franceses não voltaram ao Brasil?

O domínio português sobre o litoral brasileiro aprofundou-se ao longo do século XVI, com o desenvolvimento de vários focos de colonização e de uma economia de plantação. A concorrência de outras potências europeias ressurgiu no século XVII, nomeadamente por parte da França, que desenvolveu um novo projeto colonial, desta vez na região do Maranhão. O projeto passou a ser conhecido como “França Equinocial”.

Foi em 1612 que partiu uma armada da Bretanha com destino a esta área, e que veio a fundar S. Luís do Maranhão. Esta posição teve, porém, uma existência efémera, porque foi tomada pelos portugueses de Pernambuco em 1615, mas outros focos de presença francesa sobreviveram. A mais importante foi Caiena, mais a norte, e que veio a ser a capital da Guiana Francesa, que subsiste ainda hoje como um departamento ultramarino da França.

Ouça aqui outros episódios do programa Dias da História

Travessia aérea do Atlântico Sul
Veja Também

Travessia aérea do Atlântico Sul

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Os Dias da História - Batalha de Uruçu Mirim, no Brasil
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Paulo Sousa Pinto
  • Produção: Antena 2
  • Ano: 2017
  • Morte de Estácio de Sá: Antônio Parreiras