Conteúdo cedido por : Réseau Canopé
Dis-moi dix mots
Cachet
Ensino:

"Cachet", aqui está uma palavra que sempre se lembrou do significado original do verbo do qual deriva, para espremer, prensar, comprimir, o que torna compreensível o seu primeiro uso: era um sinete, um objeto gravado que era fortemente pressionado sobre um pedaço de cera para que mantivesse a sua impressão e mostrasse o seu desenho.

É claro que nem todos tinham direito a uma assinatura tão prestigiosa, era antes de mais um privilégio real. Uma “lettre de cachet”, uma carta com “cachet”, era portanto, antes de mais nada, uma carta do soberano, cuja autoridade não podia ser contestada, e nem sempre pela razão certa: cartas de “cachet” eram as que o enviavam para a Bastilha, sem julgamento, sem que ninguém soubesse se sairia.
Estas cartas sinistras lembram-nos que o selo certifica uma identidade: é uma prova. E isto faz eco de outra fórmula: “o carimbo do correio é a prova”. E, neste caso, o carimbo do correio é o cancelamento, o carimbo que indica uma data e prova que foi enviada uma carta num determinado dia.
Era também o selo que um professor colocava num cartão para contar as aulas particulares que lhe foram pagas. E a partir daí, “cachet” passou a designar o salário pago por um determinado serviço, e a utilização tornou-se especializada para designar o pagamento de um artista.
Mas o sentido de uma identidade particular tem-se mantido muito vivo, e mesmo muito positivo, com uma palavra que evoca uma originalidade, um encanto que pertence apenas a um objeto: uma casa, uma paisagem têm “cachet” quando são imediatamente reconhecíveis, quando têm um traço único. Foi isso que levou outras línguas a adotarem, cada uma com o seu próprio sotaque, a palavra “cachet”.

“Dis-moi dix mots” é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que dá a conhecer melhor o vocabulário do francês. Uma ajuda do Ensina para quem estuda ou quer aprender esta língua.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Cachet
  • Área Pedagógica: Francês
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Réseau Canopé
  • Ano: 2017