1000 X Camilo

Camilo Castelo Branco: o Profissional das Letras

A volumosa obra é esclarecedora. Camilo vivia para escrever, sem contenção, sobre qualquer assunto. Não apenas grande literatura. Fez carreira nos jornais, foi jornalista do quotidiano, cronista, ensaísta, folhetinista, tradutor. Como outros autores portugueses, escrevia para viver. Mas poucos assim sobreviviam. Mais de dois séculos depois do seu nascimento, perguntámos a outro escritor o que faria Camilo hoje, com o seu talento torrencial, prodigioso. Bruno Vieira Amaral, responde.

Avatar: do sânscrito para a informática
Veja Também

Avatar: do sânscrito para a informática

No bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, chega-nos o nosso maior escritor romântico mas também dos mais satíricos, realistas e inovadores da literatura portuguesa.

Começando na biografia, percorreremos o profissional, o romantismo, o Porto, o polemista, a sátira e a sua obsessão pela morte, entre tantos outros temas. E falaremos com nomes como Isabel Pires de Lima, Mário Cláudio, Manuel Sobrinho Simões, Júlio Machado Vaz, Rita Blanco ou Pedro Mexia, possibilitando uma paleta de cores que só Camilo permite.

Florbela Espanca: superlativas emoções
Veja Também

Florbela Espanca: superlativas emoções

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 1000 Vezes Camilo: O Profissional das Letras/ episódio 6
  • Tipologia: Programa Cultural - Entrevista
  • Produção: Terra Líquida Filmes
  • Ano: 2025