Pesquisar

Casa Museu Egas Moniz, em Avanca

É a casa onde nasceu e viveu António Caetano de Abreu  Freire de Resende, que ficou conhecido como Egas Moniz. Foi médico, leitor ávido, escritor, intelectual e o primeiro português a receber um Prémio Nobel.

Ampliada e restaurada em 1915 por Egas Moniz, a sua casa de família mantém a traça, o mobiliário e organização que tinha quando o médico ali passava os seus períodos de descanso fora de Lisboa. Entre as salas com os tectos e paredes ricamente decorados, a biblioteca, a sala de jogos e outras salas, encontramos também as peças de colecção que faziam as delícias de Egas Moniz, nomeadamente porcelanas, faianças e vidros portugueses e estrangeiros.

No edifício encontram-se também no edifício pinturas, esculturas, desenhos e esculturas, especialmente de artistas portugueses. Um dos espaços recorda também o prémio Nobel recebido em 1949 como resultado dos estudos que realizou na área da técnica encelográfica e leucotomia pré-frontal.

Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, em que a RTP efetua uma viagem por todo o país, mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.

Ficha Técnica

  • Título: Em Busca do Museu Desconhecido - Casa Museu Egas Moniz
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Margarida Metello/ Sofia Leite
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui