Dis-moi dix mots
Champagné
"Ele é Champagné!". Ou seja, está bem acompanhado, não lhe faltam contactos e conhecidos nas relações mundanas. A palavra é pitoresca e inventada como se derivasse do verbo "champagner", que, claro, nunca ouvimos!
A palavra é ouvida principalmente na África Central, e evoca quem vive num mundo de festividades e celebrações. É como se o champanhe fosse um símbolo destes acontecimentos algo superficiais e sonhadores. As bolhas devem ter algo a ver com isso! O champanhe é um vinho espumante que representa algo efémero e cintilante, e talvez até um pouco vistoso. Mas esta sedução, que vem a morrer com um ruído no palato, dura apenas um instante. Esta volúpia é ainda mais deliciosa porque é frágil.
Este cliché de uma vida tão vertiginosa como uma valsa, faz sonhar aqueles que não fazem parte dela. Mas isso não lhes retira o sentido de humor e o zombaria: os ‘champanhés’ são facilmente alvo de riso! É para isso que esta palavra é usada, irónica sem inveja nem desprezo. Representa todo um espírito criativo, satírico, livre para rir quando quer, e totalmente despreocupado com o purismo das academias. É longe de Paris, e mesmo da região de Champagne, que se pode imaginar um francês tão brincalhão!
“Dis-moi dix mots” é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que dá a conhecer melhor o vocabulário do francês. Uma ajuda do Ensina para quem estuda ou quer aprender esta língua.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Champagné
- Área Pedagógica: Francês
- Tipologia: Rubrica
- Autoria: Réseau Canopé
- Ano: 2017