Conteúdo cedido por : Réseau Canopé
Dis-moi dix mots
Charivari
Ensino:

"Charivari"! Outra palavra que rima consigo mesma: duas sílabas quase simétricas, mas a segunda é uma caricatura da primeira: chari-vari, nada parecido com ela para evocar um barulho furioso que perturba, que irrita.

Mesmo que tenha uma forma tão expressiva, a palavra também tem uma história e uma origem: uma… ou várias! Pode provir de duas palavras gregas, “kara” e “baria”, que evocam uma cabeça pesada. Ou de um antigo verbo francês que, na língua da caça, significava atiçar os cães, ou ainda de uma antiga língua hebraica, sendo a palavra semelhante à vozeria de algumas manifestações públicas.
Na verdade, não temos muita certeza! Mas a obscuridade das suas origens torna a palavra ainda mais convincente, uma vez que não entendemos nada sobre isso… e é isso que queremos expressar!
O significado de “charivari” também muda com as épocas. A palavra pode ter significado um alvoroço feito deliberadamente para ridicularizar uma cerimónia: um novo casamento ou um casamento desajustado, como uma paródia de uma marcha nupcial! Portanto, trata-se de uma cacofonia que afirma falar a verdade e quebra as máscaras expressando alto e bom som o que todos  estão a pensar mas não dizem.
Hoje em dia, a palavra “charivari” é usada, claro, em relação a um barulho terrível, mas mais frequentemente é usada em relação a música estrondosa, semelhante a um barulho confuso: é uma forma de dizer que não tem sentido e que não se pode detetar nem beleza, nem intenção nela. Dependendo do gosto ou antipatia de cada um, pode ser aplicado a um concerto de hard rock ou a uma ópera de Wagner.

“Dis-moi dix mots” é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que dá a conhecer melhor o vocabulário do francês. Uma ajuda do Ensina para quem estuda ou quer aprender esta língua.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Charivari
  • Área Pedagógica: Francês
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Réseau Canopé
  • Ano: 2017