Conteúdo cedido por : Réseau Canopé
Dis-moi dix mots
Cibler
Ensino:

"Cibler", mirar, é um verbo recente que só apareceu em francês em meados da década de 1970. É uma palavra jovem, mas tem um significado particular em relação ao substantivo comum do qual deriva, "cible", alvo, porque está ligada ao jargão da publicidade.

Na altura a publicidade desenvolveu-se muito e começou a refletir sobre a sua eficácia. Esta reflexão baseou-se no modelo de guerra. O maior jornal para publicitários chamava-se “Stratégies”, e era uma questão de adaptar as ações ao público que se tentava alcançar: não falamos da mesma forma com os reformados como com os trabalhadores ativos, com os urbanos como com os rurais. Portanto, temos de visar aqueles que queremos sensibilizar. E miramos o quê? Bem, um alvo. “Cible” é uma palavra que vem de um dialecto germânico falado na Suíça, e a primeira imagem de que nos lembramos é a de William Tell. Mas um alvo nem sempre é uma maçã, é uma superfície redonda usada como alvo em jogos de habilidade, que se tenta atingir com setas ou munições e que muitas vezes é dividida em círculos concêntricos. Quanto mais se aproxima do centro, mais pontos se marcam e considera-se tradicionalmente que, se chegar ao centro, marcará mil pontos. Daí expressões como “em cheio”! Mas é fácil passar do jogo à realidade e o alvo também designará o objetivo a ser alcançado na guerra e em qualquer situação de confronto. É o que visamos em combate, bem como em treino. Depois passamos a um sentido mais abstrato, somos o alvo de gozo, de uma calúnia e é assim que o verbo “alvo” será utilizado para expressar publicidade ou mesmo técnicas de meios de comunicação. Um jornal visa como alvo jovens de 18-24 anos ou donas de casa com menos de 50 anos para vender refrigerantes, carros ou café.

“Dis-moi dix mots” é uma série francesa, cedida ao RTP Ensina por Réseau Canopé, que dá a conhecer melhor o vocabulário do francês. Uma ajuda do Ensina para quem estuda ou quer aprender esta língua.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Cibler
  • Área Pedagógica: Francês
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Réseau Canopé
  • Ano: 2017