Cometas

Os cometas são corpos menores do sistema solar, isto é: não são planetas nem satélites naturais. São formados por gelo e poeira e acredita-se que, na formação da Terra, alguns terão colidido com esta e criado as condições necessárias à vida.

A palavra cometa deriva do grego “kométés” que designa “estrelas com cabeleira”. Na verdade, estes corpos celestes  são formados por vários compostos químicos congelados e poeiras sujas como o alcatrão. Quando os componentes de um cometa se evaporam, lançando para o Espaço gases e poeiras, provocam um efeito de “cabeleira” com duas caudas: uma azulada composta de gases e outra esbranquiçada formada pelas poeiras.

A origem dos cometas ocorreu com a formação dos planetas no Sistema Solar, tendo sido empurrados em várias direcções pelas fortes gravidades dos planetas grandes. Um cometa pode entrar em atividade centenas de vezes até morrer ou ficar inativo o que acontece quando a acumulação de pedras e cascalho cobre o gelo não permitindo o seu aquecimento e consequente evaporação.

As poeiras libertadas pela atividade de um cometa permanecem muito tempo no Sistema Solar. Sempre que a Terra cruza uma região de poeiras de um cometa, estas entram na atmosfera a grande velocidade, como pequenos meteoros incandescentes, provocando uma chuva de estrelas cadentes. Acredita-se que os cometas que caíram na Terra no seu início, terão contribuído com muita da água dos nossos Oceanos e criado assim condições para o início da vida.

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 1 Minuto de Astronomia
  • Tipologia: Programa
  • Produção: Duvideo II Profissionais de Imagem, crl
  • Ano: 2009