Habitação digna para todos, uma vitória da revolução
Ensino:

Após o 25 de Abril, a operação SAAL juntou engenheiros, arquitectos e comissões de moradores para definir uma reforma da habitação local em Portugal. Em vários pontos do país ocorreram lutas populares pelo direito a uma habitação digna e para todos.

À data da revolução, o problema habitacional em Portugal estava longe de estar resolvido, sobretudo no que diz respeito à habitação social. A existência de bairros de barracas e o sentimento de que o 25 de Abril também se fizera para melhorar as condições de vida das populações mais desfavorecidas levaram à criação de um projeto pioneiro na Europa.

A operação SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) colocou grande parte da resposta nas mãos dos próprios interessados, que se organizaram em comissões de moradores, e tiveram financiamento para fazer avançar as obras.

Para além de ter superado vários obstáculos de carácter administrativo e burocrático (a operação foi criada por simples despacho, em julho de 1974), o SAAL tinha uma base alargada de apoio popular, juntando todos aqueles que se quisessem envolver nesta reforma, como arquitectos, estudantes, engenheiros, projectistas, para lá dos moradores.

“Dicionário de Abril” é uma série de pequenos programas dedicados ao 25 de Abril de 1974 e ao período de instauração do regime democrático em Portugal, produzidos a partir de imagens de arquivo.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Dicionário de Abril - Letra H
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: António Reis/ Maria Inácia Rezola/ Paula Borges
  • Produção: Braveant/ RTP
  • Ano: 2012