Imagens do paleolítico na Gruta do Escoural
A Gruta do Escoural foi encontrada em 1963 e a existência de imagens pintadas e gravadas nas suas paredes transformaram-na numa das mais significativas estações arqueológicas de arte rupestre do país.
Situada junto de uma antiga pedreira de mármore perto de Santiago do Escoural, concelho de Montemor-o-Novo, a gruta tinha no seu interior pinturas, gravuras e também várias ossadas quando foi descoberta.
Este espaço terá servido de tela e de necrópole ao homem entre os 25 e os 12 mil anos antes de Cristo. As representações encontradas assemelham-se às que de outras cavidades como Altamira e La Pileta, em Espanha, ou La Mouthe, em França, pertencentes ao período do paleolítico superior.
Nesta reportagem pode ouvir as declarações de Olímpio Gracinha, residente; António Carlos Silva, arqueólogo da Direção Regional da Cultura; Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo; Hortense Menino, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo; António Castor, residente; Maria Emília, Presidente da Associação de Amigos da Escoural e Joana Gingão, Secretária da Junta de Freguesia da Escoural.
Ficha Técnica
- Título: Reabertura da gruta do Escoural
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Teresa Marques/ Paulo Nobre
- Produção: RTP
- Ano: 2016