Memórias do mundo no “Corpo Cronológico”
O "Corpo Cronológico", guardado na Torre do Tombo, é constituído por mais de 80 mil documentos que remontam ao princípio da nacionalidade. A coleção integra o “Registo da Memória do Mundo” da UNESCO desde 2007.
A maior parte dos documentos deste conjunto são do período dos descobrimentos mas, em termos cronológicos, o primeiro testemunho escrito tem a data de 1161 enquanto o último é de 1699.
Esta coleção começou a ser reunida por iniciativa do Guarda-Mor da Torre do Tombo, no século XVII. Manuel da Maia juntou documentos originais provenientes da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino e dos Tribunais Régios. Nos séculos seguintes, outros responsáveis pela Torre do Tombo acrescentaram mais manuscritos ao núcleo inicial.
O nome “Ordem Cronológica” resulta do critério da ordenação dos documentos, que foi feito com base nas datas da sua elaboração.
Considerado essencial para o estudo do período dos descobrimentos, o “Corpo Cronológico” reúne cartas de funcionários do reino, das ilhas atlânticas, das praças de Marrocos, das feitorias e fortalezas ultramarinas – nomeadamente do Estado da Índia – de embaixadores e outros agentes diplomáticos dirigidas ao rei, assim como regimentos e instruções régias a funcionários. Encontram-se ali, também, numerosos conhecimentos e quitações, ordens de pagamento, livros de receita e despesa.
Esta colecção foi inscrita, em 2007, no Registo da Memória do Mundo da UNESCO. O programa assenta no princípio de que certos documentos, coleções ou fundos pertencem ao Património comum da humanidade, possuindo um valor que transcende as fronteiras entre as épocas e as culturas devendo, por essa razão, ser conservados para benefício das gerações presentes e futuras.
Ficha Técnica
- Título: Memória do Mundo
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Luís Filipe Fonseca
- Produção: RTP
- Ano: 2007