Museu Cupertino de Miranda no Porto

A divulgação e construção de conhecimento sobre a arte surrealista portuguesa é o principal objectivo do Museu da Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão. Na sua colecção, que privilegia especialmente artistas portugueses, podemos encontrar milhares de obras que incluem peças de Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas ou Fernando Lemos.

Estimular o pensamento crítico e a criatividade, através de diferentes vozes e formas de olhar o mundo e a arte, são um dos principais objetivos desta Fundação que, na sua sede, reúne espaços de exposição, uma biblioteca e o Centro Português do Surrealismo.

Entre os fundos que podem ser consultados encontram-se, por exemplo, os cadernos de Cruzeiro Seixas, uma espécie de diários com textos, desenhos e colagens de fotografias, recortes de jornais e revistas. Uma forma de conhecer melhor não só a obra como também o pensamento deste surrealista português.

Foi nos anos 90 do século passado que se assistiu ao rápido crescimento da coleção surrealista da fundação que, na década de setenta, tinha construído e ocupado o edifício onde ainda hoje está alojada.

Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, onde a RTP efetua uma viagem por todo o país, mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Em Busca do Museu Desconhecido - Museu Cupertino de Miranda
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Margarida Metello/ Sofia Leite
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020