Museu Ibérico da Máscara e do Traje, em Bragança
As máscaras são o elemento central deste museu que, desde Bragança, passa a fronteira e reune no mesmo espaço festejos pagãos como os "Caretos", do nordeste transmontano, ou os "Diabolos", de Zamora, ambas festas de inverno que são marcas da tradição local.
Não se sabe quando começou a tradição dos Caretos, mas tudo aponta para um período pré-cristão, talvez até anterior à chegada dos romanos. São essas histórias e a forma como a tradição continua a ser vivida que se podem encontrar neste museu.
Neste espaço, inaugurado em 2007, não se esquece a outra festa das máscaras. O Carnaval também ali se encontra representado, até porque ali se vivem tradições muito próprias como as personagens do diabo, da morte e da censura, elementos obrigatórios da quarta-feira de cinzas naquela região.
Em Busca do Museu Desconhecido é uma série documental onde efetuamos uma viagem, de norte a sul do continente e regiões autónomas, à descoberta de museus que têm muito para mostrar mas que o grande público nem sempre conhece.
Em Busca do Museu Desconhecido é um programa da autoria das jornalistas Margarida Metello e Sofia Leite.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Em busca do Museu desconhecido - Museu Ibérico da Máscara e do Traje
- Tipologia: Programa
- Autoria: Margarida Metello/ Sofia Leite
- Produção: RTP
- Ano: 2020